Nossos Serviços
Avaliações e Tratamentos





-
Terapia Para Transtornos Motores de Fala (Criança e Adulto)
Os transtornos motores da fala podem acometer crianças e adultos , nas crianças podemos encontrar as apraxias de fala na infância , que é um transtorno de origem central (SNC) caracterizado pela dificuldade no planejamento e na programação motora da fala , e os transtornos motores de fala de origem musculo-esqueleticos , nos quais a musculatura envolvida para a produção da fala está comprometida em sua força , execução e posicionamento . O aduto pode apresentar desde uma apraxia adquirida por um acidente vascular cerebral , um traumatismo crânioencefalico , ou tumores do sistema nervoso central ou uma disatrofonia , distúrbio que compromete a emissão da voz e apresenta-se com uma imprecisão nos movimentos da fala , essas podem ser ocasionadas com doenças neurológicas degenerativas , adquiridas e tumores de cabeça e pescoço .
-
TDL - Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem
O Disturbio de Linguagem pode acometer crianças comprometendo a compreensão , ou a expressão da comunicação oral e / ou escrita . A linguagem é um sistema pelo qual o sujeito de coloca no mundo e seus distúrbios podem ocasionar comprometimentos de interação social , comunicação oral e escrita e distúrbios de aprendizagem .
-
Fonoterapia para TPAC (Transtorno do Processamento Auditivo Central)
Fonoterapia para TPAC ( Transtorno do Processamento Auditivo Central ) , o processamento auditivo é mais do que o que fazemos com o que ouvimos , é como compreendemos a mensagem ouvida e damos respostas ao meio . Ter boas habilidades de processamento auditivo contribui no desenvolvimento da fala , da leitura , da escrita e da aprendizagem . O estímulos nunca serão em vão , os resultados aparecem em torno de 3 meses a partir do inicio da estimulação auditiva e é importante fazer a correlação dos treinos auditivos com softwares específicos e portais para treinamento auditivo com as habilidades de fala , leitura , escrita que possam estar prejudicadas .
-
Avaliação e reabilitação de pacientes portadores de disfagia orofaríngea (distúrbio da deglutição).
Avaliação da deglutição de alimentos em diversas consistências para verificar qual a consistência alimentar mais segura e facilitadora para a deglutição do paciente. Orientando-o quanto as consistências alimentares mais indicadas, as manobras posturais e de preoteção de vias aéreas inferiores e os melhores utensílios para a oferta. Desenvolver plano de exercícios específicos para reabilitar a deglutição em seuas fases alteradas .
-
Avaliação funcional da biomecânica da deglutição
Avaliação da deglutição de alimentos em diversas consistências para verificar qual a consistência alimentar mais segura e facilitadora para o paciente e detectar os deficits nas fases oral , orofaringea e faringoesofagica dos pacientes .
-
Avaliação e fonoterapia para pacientes idosos com alterações de voz e deglutição.
A idade pode ocasionar uma dificuldade de deglutição chamada presbifagia e uma dificuldade de voz chamada presbifonia devido o enfraquecimento da musculatura envolvida nas funções da produção da voz e deglutição. Uma avaliação da deglutição e da voz pode detectar as alterações. A fonoterapia por meio de exercícios específicos irá proporcionar uma melhora no desempenho dessas funções.
-
Fononcologia Avaliação e tratamento de pacientes que foram submetidos a cirurgia de cabeça e pescoço com sequelas na voz , fala e deglutição.
Pré habilitação (preparo do paciente antes da cirurgia) e reabilitação de pacientes submetidos a cirurgia de cabeça e pescoço.
-
Fonoterapia para pacientes submetidos a radioterapia com sequelas na voz e deglutição.
-
Atendimento de pacientes com sequelas de AVC (acidente vascular cerebral) e TCE (traumatismo crânio encefálico).
As doenças neurológicas adquiridas podem ocasionar déficits na deglutição , voz , fala e linguagem em diferentes níveis e precisam de uma avaliação , reabilitação e acompanhamento.
-
Atendimento de pacientes traqueostomizados e portadores de válvulas de fala.
Avaliação da voz e deglutição destes pacientes , instalação da válvula de fala e aquisição de voz , desmame da canula metálica, ou plástica com cuff , contribuindo para o desmame , para a aquisição de voz e para uma deglutição segura e eficiente.
-
Atendimento de pacientes com doença de Parkinson e Alshaimer portadores de distúrbios de voz , fala , linguagem e deglutição.
As doenças neurológicas progressivas ou degenerativas podem ocasionar déficits na deglutição , voz e fala em diferentes níveis e precisam de uma avaliação , reabilitação e acompanhamento.
-
Avaliação e reabilitação das disfagias pediátricas e crianças com DAP (Dificuldades Alimentares Pediátricas)
As disfagias pediátricas são alterações na biomecânica da deglutição , desde quando o alimento é introduzido na boca até sua chegada no estomago , geralmente acomete mais crianças com distúrbios neurológicos como crianças com paralisia cerebral , ou síndromes , mas também pode acontecer em crianças típicas e aí faz-se necessário o diagnóstico diferencial entre a disfagia pediátrica e a dificuldade alimentar pediátrica . A alimentação é um gesto de amor e deve ser oferecida com prazer e segurança a criança , qualquer alteração em seu processo deve ser avaliado .
-
Terapia Miofuncional para pacientes com alterações do sistema estomatognatico (respiração, mastigação, deglutição, fonação, fala).
-
Avaliação e reabilitação de pacientes respiradores bucais.
Avaliação do modo respiratório do paciente , encaminhamento para o tratamento multidisciplinar conjunto com médico orrinolaringologista, dentista e fonoaudiologo.
-
Avaliação e reabilitação de pacientes com Disfonia (distúrbio da Voz), Comportamentais e Orgânicas.
Avaliação da qualidade vocal do paciente , orientação sobre bem estar vocal e fonoterapia com exercícios específicos para cada tipo de alteração desenvolvendo a habilitação e a reabilitação vocal quando necessário .
-
Avaliação de voz em pacientes idosos com queixa de voz fraca , cansada ou rouca.
A idade pode ocasionar o enfraquecimento das estruturas que produzem a voz , causando um desajuste , uma disfunção para sua emissão . A avaliação da alteração vocal e sua reabilitação por meio de exercícios pode proporcionar uma melhora na produção vocal.
-
Preparo vocal para profissionais da voz:
Cantores, atores , professores e advogados são considerados profissionais da voz , e por terem um uso demasiado dela podem desenvolver algum desajuste em sua produção . a prevenção por meio de avaliação e orientação de exercícios pode favorecer a demanda vocal destes profissionais , ou a reabilitação quando já instalou-se um quadro de disfonia.
-
Avaliação de crianças especiais , com síndromes como a síndrome de down , paralisia cerebral, ou outros transtornos , como transtorno do espectro autista.
As crianças , jovens e adultos especiais precisam de um acolhimento e entendimento de suas dificuldades , é necessário explorar também suas potencialidades e investir por meio de exercícios , jogos , passeios em suas funções de comunicação , deglutição e respiração.

